sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Está criado o CCETP

Clube de Comentaristas de Espetáculos Teatrais de Pelotas
pretende preencher lacuna existente há anos na cidade

Está criado, a partir de hoje – 13 de novembro de 2009 -, o Clube de Comentaristas de Espetáculos Teatrais de Pelotas (CCETP), composto, no momento – a intenção é que o número não aumente muito – por quinze pessoas, todas envolvidas de alguma forma com teatro. A ideia de formar-se um grupo que se dispusesse a fazer comentários sobre as montagens teatrais apresentadas no município de Pelotas surgiu a partir de uma conversa, no início de 2009, entre mim e Adriano Moraes, diretor do Departamento de Música e Artes Cênicas do Instituto de Artes e Design da UFPel e meu professor do curso de Teatro Licenciatura da UFPel. Algum dia poderíamos criar um grupo para comentar as peças, cogitamos na ocasião. O momento chegou.
Percebemos a necessidade de se preencher uma lacuna que existe há muitos anos em Pelotas: a ausência quase absoluta de comentários a respeito dos espetáculo teatrais que são apresentados aqui, seja de montagens locais ou vindas de fora. Os comentários são essenciais para quem faz teatro. São um “retorno” a respeito do trabalho – as críticas, se bem construídas podem contribuir para melhorá-lo – e também são necessários, por exemplo, quando se quer inscrever uma montagem em mostras e festivais.
Como acadêmica de Teatro da UFPel ficou latente, por outro lado, a escassez de material sobre as apresentações. Eu e meus colegas da primeira turma do curso encontramos muita dificuldade em conseguir informações – salvo de alguns períodos específicos, em que foram publicados mais artigos sobre as peças – e conhecer o passado teatral de nossa cidade. Infelizmente, se não existe nenhum registro, é como se nunca tivesse acontecido. Este pensamento foi outro motivo que impulsionou a criação deste Clube: queremos que o momento de agora fique registrado nos meios de comunicação para que, daqui a dez, vinte, cinquenta ou cem anos, as futuras gerações conheçam a história que estamos fazendo agora: quem fazia teatro em Pelotas (pessoas, grupos), em que condições, as dificuldades encontradas, quais os recursos cênicos e as estéticas usadas, quais as influências, quem ia ao teatro e quem apoiava as produções, quais os espaços disponíveis, etc..
Que fique claro que o CCETP não é composto por críticos, mas apreciadores e fazedores de teatro, sejam professores, atores, diretores, dramaturgos ou qualquer outra função ligada ao teatro (confira a lista completa neste blog), que estão dispostos a comentar os trabalhos assistidos. A proposta é que se faça um rodízio entre os membros do Clube, a fim de tentar garantir que a maioria dos espetáculos que passem pela cidade sejam comentados – de modo experimental, ao menos no período de um ano.
A comunicação entre os membros será feita pelo e-mail do grupo alguns dias antes da data marcada para determinado espetáculo, para combinar quem ficará encarregado de escrever o artigo sobre ele. Podemos fazer mais de um artigo sobre o mesmo espetáculo – cujas opiniões não precisam estar de acordo, naturalmente, pelo contrário, diferentes pontos de vista só servirão para ampliar as possibilidades.
Os comentários devem ser redigidos e enviados aos jornais locais no mesmo dia ou no dia seguinte à apresentação, a fim de que a publicação do artigo não esteja muito distante da apresentação feita. Faremos comentários francos, apontando aspectos positivos e/ou negativos dos espetáculos, porém sem jamais faltar com respeito à peça ou a qualquer das pessoas envolvidas em sua montagem. Por exemplo, se a direção foi péssima ou se tal ator era muito ruim, a ponto de comprometer a qualidade do espetáculo, não devemos deixar de mencioná-lo, porém usando de bom senso, sem “atacar” a pessoa, mas comentando sua performance. O Clube partirá do princípio de que qualquer trabalho deve ser respeitado - o que, por outro lado, não significa que não poderá ser criticado duramente.
Está dada a largada. Longa vida ao teatro em nossa cidade!

Joice Lima – atriz, jornalista, escritora e
acadêmica de Teatro Licenciatura da UFPel.

2 comentários:

  1. Que legal!
    Parabéns, Joice!
    Vou ler sempre!
    Abçs e abjs,
    Taís

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, realmente a lacuna era grande notória. Os comentaristas poderão aperfeiçoar-se, o público poderá aprender com os comentários, além de interagir no blog. E tudo isso ficará registrado.

    ResponderExcluir